28
ago 2010

Com estas palavras, redigidas por Renan Pereira no site Itu.com.br, é relatado mais uma ação humanitária do Rotary Internacional; veja a matéria.
"Com 25% da população desabrigada e cerca de 200 mil mortos, os haitianos continuam dependendo da ajuda internacional para reconstruir o país. Nem mesmo o mais dramático dos escritores poderia escrever um enredo tão pessimista: o Haiti é o país mais pobre das Américas e possuí uma economia destroçada; metade da população é analfabeta e a nação já enfrentou vários regimes ditatoriais. Agora, o país se encontra sob os efeitos devastadores de um violento terremoto, que deixou 2 milhões de pessoas desabrigadas.
No Brasil, muitas são as organizações que ainda se solidarizam com a tragédia. Em resposta à catástrofe, a Fundação Rotária criou um fundo de ajuda ao Haiti para receber doações dos rotarianos de todo o mundo e enviar ‘ShelterBox’ para o país. A ShelterBox, maior projeto desenvolvido por um Rotary Club em todo o mundo - e que atualmente ajuda a abrigar pelo menos 20 mil pessoas no Haiti -, consiste em fornecer kits de sobrevivência comprados com o fundo de doações dos rotarianos.
Cada kit contém uma barraca, cobertores, fogareiro, ferramentas (pás e martelos), utensílios de cozinha, material didático para crianças, entre outros. As caixas com os kits garantem o abrigo de dez pessoas por um período de até seis meses. Pelo menos 2.000 caixas já foram colocadas em solo haitiano e outras 2.000 estão a caminho.
“Como a maior ONG do planeta, o Rotary não se furtou ao seu papel: no dia seguinte aos tremores, rotarianos ajudavam a socorrer os feridos e acomodar os desabrigados. Tudo porque os rotarianos já estavam lá, bem antes da tragédia, desenvolvendo pelo menos 38 projetos humanitários por meio de dezessete Rotary Clubes”, afirma uma das organizações com sede em Itu. "



Fonte: Itu.com.br
Imagens: Caminhão - Mark Pearson / Rotary International
Shelter Box - http://rotaryclubcrato.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário